CRCRO realiza a sessão plenária do mês de Fevereiro CRC promove curso para auxiliar Profissionais na Conversão da DIRF para EFD REINF Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS DE RONDONIA NOS DIAS 23, 24 DE SETEMBRO.

STN divulga resultado do Ranking Siconfi e premia Entes Federados com melhores pontuações

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou o resultado do prêmio "Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Siconfi)" para os entes da federação, relativo ao exercício de 2022. A iniciativa foi estabelecida por meio da Portaria/MF n.º 807, de 25 de julho de 2023, com o objetivo de fomentar a precisão, a integridade e a consistência das informações e dos dados contábeis, orçamentários e fiscais que são disponibilizados eletronicamente pelos diversos entes federativos para acesso público.

O resultado foi publicado com a Portaria STN/MF n.º 902, de 14 de agosto de 2023, e categorizou os três primeiros colocados em quatro categorias: Estados e Distrito Federal; capitais; municípios com mais de cem mil habitantes e municípios com até cem mil habitantes. A STN poderá, oportunamente, estabelecer parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e outras entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para que seja concedida premiação adicional ao profissional da contabilidade responsável pela informação contábil e fiscal inserida no Siconfi.

O CFC parabeniza a todos os vencedores do Prêmio Siconfi, reforçando nosso compromisso mútuo com a excelência na informação contábil e fiscal. Juntos, continuaremos a fortalecer a base de confiança na administração pública e a trilhar o caminho da transparência e da eficiência.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, ressaltou a importância da premiação para a valorização e o protagonismo da classe contábil na sociedade brasileira. “Os profissionais da contabilidade fazem parte dessa história e tornam possível a aplicação da governança e da transparência nas contas públicas, fazendo com que os recursos cheguem de maneira correta ao cidadão”, pontuou.

Os Entes premiados por terem as melhores pontuações e contemplados com o troféu de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal -2023 são:

Categoria "Estados/Distrito Federal":

1° Lugar: Goiás, com pontuação 99,46%

2° Lugar: Rondônia, com pontuação 98,21%

3° Lugar: Espírito Santo, com pontuação 97,80%

Categoria "Capitais de Estados":

1° Lugar: Fortaleza - CE, com pontuação 100%

2° Lugar: Vitória - ES, com pontuação 99,87%

3° Lugar: Belo Horizonte - MG, com pontuação: 98,13%

Categoria "Municípios com mais de 100.000 habitantes, que não sejam capitais de estados":

1° Lugar: Serra - ES, com pontuação 99,61%

2° Lugar: Colatina - ES, com pontuação 99,39%

3° Lugar: Santa Maria - RS, com pontuação 99,15%

Categoria "Municípios com até 100.000 habitantes":

1° Lugar: Bozano - RS, com pontuação 100%

2° Lugar: Coronel Barros - RS, com pontuação 99,94%

3° Lugar: Faxinal do Soturno - RS, com pontuação 99,93

Também foram premiados os Entes que tiveram a maior evolução de um ano para o outro em cada categoria e agraciados com o troféu de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal - 2023 são:

Categoria: Estados/Distrito Federal:

1° Lugar: Piauí, com aumento de 7,22 pontos percentuais

2° Lugar: Rondônia, com aumento de 7,15 pontos percentuais

3° Lugar: Minas Gerais, com aumento de 7,04 pontos percentuais

Categoria: Capitais de estados:

1° Lugar: Macapá - AP, com aumento de 66,81 pontos percentuais

2° Lugar: Campo Grande - MS, com aumento de 16,08 pontos percentuais

3° Lugar: Goiânia - GO, com aumento de 7,99 pontos percentuais

Categoria: Municípios com mais de 100.000 habitantes, que não sejam capitais de estados:

1° Lugar: Rondonópolis - MT, com aumento de 68,9 pontos percentuais

2° Lugar: Rio das Ostras - RJ, com aumento de 66,5 pontos percentuais

3° Lugar: Cabo Frio - RJ, com aumento de 64,2 pontos percentuais

Categoria: Municípios com até 100.000 habitantes:

1° Lugar: Chapadão do Lageado - SC, com aumento de 88,2 pontos percentuais

2° Lugar: Tenente Ananias - RN, com aumento de 83,33 pontos percentuais

3° Lugar: Aroeiras do Itaim - PI, com aumento de 80,62 pontos percentuais

Outros 317 Entes foram agraciados com o Selo de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) - 2023, por terem obtido nota A (Aicf) no indicador da qualidade ICF. Posteriormente, os premiados serão convidados para a entrega dos troféus. Segundo o documento está entrega será realizada em Brasília - DF, em dia, horário e local a serem informados pela STN.

O Ranking Siconfi é uma publicação da STN e pode ser acompanhado no site oficial: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/. Lá é possível acompanhar tanto o balanço anual como análises atualizadas do desempenho dos diferentes entes federativos.

Para acessar a portaria completa, clique neste link.

Fonte: CFC