• Trending Now!
    Curso de Planejamento Tributário – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real NOTA DE ESCLARECIMENTO – Magazine Luiza – novembro/2023 Curso de Formação de Auditores Contábeis é promovido pelo CRCRO Presidente do CRCRO participa 20ª CONESCAP e 17ª Convenção CRCCE Exame de suficiência: confira o resultado final CRCRO realizará live sobre convênio com a Caixa Eleições 2023 nos CRCs são concluídas Participação nas Eleições CRC 2023: procedimentos importantes! Eleições CRCs 2023: falta uma semana para as eleições Eleições CRCs 2023: Data limite para regularização Curso: Formação de Peritos Contábeis Judiciais Prazo de entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural de 2023 termina nesta sexta-feira (29/9) Curso de Orçamento Público - Planejamento, Execução e Controle é promovido pelo CRCRO Eleições CRCs 2023: CFC divulga chapas habilitadas STN divulga resultado do Ranking Siconfi e premia Entes Federados com melhores pontuações CFC participará de novo debate sobre a Reforma Tributária no Senado Federal Curso de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem é promovido pelo CRCRO Sema atende pedido do CRCRO e aumenta o prazo para regularização do(s) Relatório(s) de Monitoramento Ambiental atrasados Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS DE RONDONIA NOS DIAS 23, 24 DE SETEMBRO.
          Transparência e Prestação de Contas

Acessibidade Digital


Este portal segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Os atalhos padrões do governo federal são:

  • Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
  • Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
  • Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
  • Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé do site.

Esses atalhos valem para o navegador Chrome, mas existem algumas variações para outros navegadores.

Quem prefere utilizar o Internet Explorer é preciso apertar o botão Enter do seu teclado após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao campo de busca de interna é preciso pressionar Alt+3 e depois Enter.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.

Leis e decretos sobre acessibilidade:

Dúvidas, sugestões e críticas:

No caso de problemas com a acessibilidade do portal, favor acessar a Página de contato.

Dicas, links e recursos úteis: