CRC oferece o curso “Tributação no agronegócio: pessoas físicas e jurídicas”

Entre os dias 17 e 20 de julho, o Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia vai oferecer o curso “Tributação do agronegócio: pessoas físicas e jurídicas”.  O encontro será essencial para compreender os aspectos contábeis e fiscais relacionados à escrituração contábil e à apuração dos tributos e contribuições no setor rural. O encontro será online através da plataforma Zoom das 8h às 12h.  As inscrições podem ser realizadas através do link: https://www1.cfc.org.br/evento?CAY.

O curso é destinado a profissionais das áreas contábil, tributária, administrativa, jurídica, empresários, estudantes, pessoas ligadas ao setor rural e demais interessados no assunto. Ao todo serão 16 horas de curso que valerá 16 pontos para o programa Educação Profissional Continuada (EPC) e será gratuito para profissionais ativos e regulares no CRCRO.

Durante esses quatro dias, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a tributação no agronegócio, o palestrante Silvio Aparecido Crepaldi vai abordar: Introdução ao agronegócio: importância econômica e sua relação com a tributação, aspectos contábeis e fiscais na atividade rural: escrituração contábil, registros obrigatórios e normas específicas; Impostos e contribuições incidentes sobre a atividade rural: identificação, cálculo e recolhimento; Regimes tributários aplicáveis ao agronegócio: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional; Planejamento tributário no agronegócio: estratégias para otimização fiscal e redução de custos; Legislação trabalhista e previdenciária no setor rural: obrigações trabalhistas, contribuições previdenciárias e benefícios; Casos práticos e estudos de casos: aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais do agronegócio.

Palestrante

O palestrante é Silvio Aparecido Crepaldi, doutor em Direito, especializado em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões em Portugal, além de mestre em Administração e graduado em Direito, Ciências Contábeis e Administração. Ele é docente de cursos de graduação e pós-graduação em diversas universidades e faculdades no Brasil e instrutor em instituições renomadas, como IPOG, CEFIS e DVW Treinamento. Silvio também é avaliador de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Direito e atua como Perito do Juiz do Poder Judiciário de Minas Gerais e da Justiça Federal. Ele é autor de diversos livros de contabilidade, direito tributário, direito empresarial, planejamento tributário, orçamento público, auditoria fiscal e tributária e perícia contábil.