Está aberto o prazo para efetuar o pagamento das anuidades 2023. Reunião do Presidente do CRCRO com o Secretário da SEMA para tratativas de parcerias Nota de Repúdio: Sistema CFC/CRCs Condena atos antidemocrátcicos ocorrido em Brasília Prestação de Contas Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! Nota de Falecimento Tire suas dúvidas sobre a destinação de parte do IRPJ. Estão abertas as inscrições para o Exame de Qualificação Técnica (EQT) do CFC Foi realizada na última sexta-feira (16) sessão plenária do mês de dezembro. Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia realiza encontro com contadores em Cerejeiras. CRCRO, em parceria com a SEFINRO, realizou nos dias 29 e 30/11 e 01,05 e 06/12/2022 a 3º semana do ICMS. O Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) realizou no dia 25/11/2022, sexta-feira, a 424ª sessão plenária. OPEN CLASS COM ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 3 SEMANA DO ICMS PALESTRA: e SOCIAL , DOCUMENTAÇÃO E OBRIGATORIEDADE. REALIZAÇÃO DE OFICINAS PRÁTICAS NA ÁREA CONTABIL. Resultado Final do Exame de Suficiência 2022. é publicado no site do CFC. CRCRO Conselho Regional de Contabilidade. CRC/RO REALIZA SESSÃO PLENARIA 423° SEXTA-FEIRTA 28 DE OUTUBRO SITEMA INDISPONÍVEL Palestra sobre a “Inovação no Registro Empresarial”, no dia 25 de outubro as 19:30 na sede da OAB de Porto- Velho. DIVULGAÇÃO DE RESPOSTA AOS RECURSOS, REFERENTE AO GABARITO PRELIMINAR PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DE FUNDOS E CONSELHOS MUNICIPAIS SEMANA CONTÁBIL 2022 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS DE RONDONIA NOS DIAS 23, 24 DE SETEMBRO. 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS DE RONDONIA NOS DIAS 23, 24 DE SETEMBRO. FOI REALIZADO NOS DIAS 23/24 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBIL

Seminário de Gestão do Sistema CFC/CRCs: presidentes se reúnem para alinhamento de ações

Na manhã desta quarta-feira (9), ocorreu a reunião dos presidentes, dos diretores e do Conselho Consultivo do Sistema CFC/CRCs. A atividade faz parte da programação do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil e reuniu representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento tem a finalidade de alinhar os planejamentos, as propostas e as metas para a gestão 2022-2023 das entidades do Sistema.

O encontro dos presidentes e dos diretores do Sistema foi iniciado com a participação do presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Coscodai. Grande parceiro do CFC no desenvolvimento da contabilidade no país, o Instituto realiza diferentes projetos em parceria com o Conselho, como explicou Coscodai. “Temos uma série de programas que fazemos juntos. Trabalhamos para o Programa de Revisão pelos Pares, o programa do CRE; estamos com a implementação da capacitação das normas de contabilidade e de auditoria do Setor Público, que é um projeto extremamente relevante, cuja a implementação, cujo o sucesso, vai trazer para nós uma perspectiva melhor em relação ao combate à corrupção e à transparência no setor público, portanto extremamente relevante para o país e para a sociedade. Temos os projetos dos Exames de Qualificação para que as pessoas se capacitem e tenham uma inscrição no CNAI”, mencionou.

O presidente do Ibracon também falou sobre o trabalho que o Instituto faz em parceria com os CRCs e destacou que essa sinergia fortalece todo o Sistema Contábil. “Eu acredito que o trabalho que a gente tem feito, a agenda que construímos em conjunto, é muito relevante para toda a profissão e relevante também na medida em que traz benefícios para a sociedade”, afirmou. O profissional ainda adiantou que os aspectos ESG, sigla em inglês para ambiental, social e governança será a próxima pauta trabalhada pelas entidades.

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, reforçou a integração entre as entidades. “São inúmeras as frentes de trabalho que o CFC atua junto com o Ibracon. Eu tenho certeza de que essa parceria ficará cada vez mais forte”, ressaltou.

Dando continuidade, Aécio Dantas, trabalhou algumas pautas com os participantes com a finalidade de atualizar informações e alinhar ações. Ente esses assuntos, estava a perspectiva de realização do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) em 2024, a padronização de documentos, o cumprimento dos prazos que se aproximam, a Carteira Profissional do CFC e a anuidade.

Na oportunidade, também foram discutidas as estratégias para o estabelecimento de uma comunicação cada vez mais efetiva do Sistema com a classe contábil. Ainda durante a reunião, o presidente do CFC ressaltou a importância e os impactos do Programa “Contador Parceiro: Construindo o Sucesso”, realizado em uma parceria entre o CFC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Aécio Dantas reforçou que a iniciativa deve ser apoiada e difundida cada vez mais entre a classe. “É um projeto extremamente importante, concebido para o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Não é um treinamento, uma capacitação com foco em contabilidade. No curso, é falado do [olhar] macro, do digital, de gestão, de empreendedorismo, de formação de preços. Segue essa linha que a gente tanto fala da formação de um contador com um perfil de consultor, que entenda dos negócios dos nossos clientes”, contextualizou.

Na segunda etapa do encontro, representantes de todos os 27 CRCs apresentaram-se, contaram algumas de suas experiências e falaram de suas expectativas para a gestão que se inicia.

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.