-
Trending Now!
Os contribuintes de todo o país têm apenas cinco dias para realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-calendário de 2022. O Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) alerta para o prazo, que foi estendido para o dia 31 de maio, e está chegando ao fim. É importante que os cidadãos fiquem atentos às informações entregue ao Fisco, para garantir tranquilidade à população, o CRCRO orienta que busquem o auxílio de um profissional da contabilidade.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, José Claudio Ferreira Gomes, o profissional da contabilidade desempenha um papel fundamental para garantir uma prestação de contas correta aos órgãos fiscais. “Por isso é necessário contratar quem tenha conhecimento especializado em leis tributárias e regulamentos do IRPF, pois é essa pessoa que vai oferecer orientação adequada após analisar cada situação e em caso de fiscalização ou questionamento por parte da Receita Federal ele pode representar o contribuinte”.
Qual é o prazo?
A declaração de 2023 poderá ser enviada até o dia 31 de maio. Se a declaração for enviada após 31 de maio, poderá ser cobrada multa pelo atraso.
Quem precisa declarar?
O que acontece se eu não declarar?
Se a declaração for enviada após 31 de maio, poderá ser cobrada multa pelo atraso de, no mínimo, R$165,74. O valor é aplicado para aqueles que não têm imposto a pagar. Caso o contribuinte não declare e tenha algo a pagar, a multa varia de 1% a 20% do valor devido por mês.
Além disso, a Receita Federal toma providências administrativas, com a inclusão no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin). A pessoa fica com o CPF irregular (pendente de regularização) e, portanto, impedido de contratar empréstimos e financiamentos, viajar para o exterior, obter cartão de crédito e o passaporte, além de cair em uma “lista” que leva a exame mais minucioso das movimentações financeiras.
Como contratar um profissional da contabilidade de confiança?
Atente-se às qualificações profissionais, como o registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e a obtenção do título de profissional da contabilidade. Procure saber se ele está atuando na área contábil, peça referências se achar necessário.
Para saber se ele é registrado acesse o site do CFC https://www3.cfc.org.br/SPW/ConsultaNacionalCFC/cfc