• Últimas notícias
    Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS DE RONDONIA NOS DIAS 23, 24 DE SETEMBRO.
          Transparência e Prestação de Contas

CRCRO apresenta boas práticas de gestão na Reunião de Presidentes e Diretores do Sistema CFC/CRCs

O Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) participou, nesta segunda-feira (17), da Reunião de Presidents e Diretores do Sistema CFC/CRCs, realizada dentro da programação do Seminário de Boas Práticas de Gestão do Sistema CFC/CRCs – Gestão 2024/2025, em Aracaju/SE. O encontro reuniu lideranças de todos os estados com o objetivo de identificar, consolidar e disseminar práticas inovadoras implementadas localmente, promovendo sua replicação em âmbito nacional.

Representando o presidente do CRCRO, Elba Araújo, vice-presidente de Administração e Finanças, apresentou duas iniciativas que se destacaram pelo impacto institucional e pela valorização da classe contábil em Rondônia. A diretora executiva Viven Ane Rabelo também esteve presente, acompanhando as discussões e contribuindo nas pautas estratégicas.

Boas práticas apresentadas pelo CRCRO

1. Rota Contábil – Programa de Fortalecimento Institucional e Valorização da Classe Contábil

A iniciativa tem fortalecido a presença do CRCRO em todas as regiões do estado, o projeto surgiu para superar desafios históricos, como o distanciamento entre o Conselho e os profissionais do interior e a baixa oferta de eventos presenciais regionais.

2. Mutirão de Cobrança – Implantação de atendimento ativo para reduzir a inadimplência. 

O modelo substituiu antigos processos centralizados, reduzindo a inadimplência e fortalecendo o relacionamento com a classe contábil.

Encontro nacional reconhece esforços de inovação

Durante o seminário, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, conhecido como embaixador da governança no país, destacou a relevância da iniciativa:

“Satisfação ver tantas lideranças importantes, com 54 boas práticas. Isso é relevante porque a governança, como a gestão, começa quando você consegue aprender com o outro e está dando resultado.”

O presidente do CFC, Aécio Dantas, ressaltou a importância da troca de experiências e do compromisso dos CRCs com a evolução da gestão:

“Esse seminário é uma oportunidade para compartilhar com os outros CRCs aquilo que tem sido feito com entusiasmo, preparando o Sistema para entregar os resultados que o cidadão e o profissional desejam.”

E-book nacional reunirá todas as práticas apresentadas

Todas as iniciativas submetidas pelos Conselhos Regionais integrarão o e-book “Boas Práticas de Gestão do Sistema CFC/CRCz, Gestão 2024/2025”, a ser publicado pela EGC e disponibilizado para consulta das futuras administrações.

O projeto reforça que, ao aprimorar os serviços dos CRCs, toda a classe contábil é beneficiada.

Boletim de Notícias

Assine nosso boletim informativo.