-
Últimas notícias
O Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) participou, nesta segunda-feira (17), da Reunião de Presidents e Diretores do Sistema CFC/CRCs, realizada dentro da programação do Seminário de Boas Práticas de Gestão do Sistema CFC/CRCs – Gestão 2024/2025, em Aracaju/SE. O encontro reuniu lideranças de todos os estados com o objetivo de identificar, consolidar e disseminar práticas inovadoras implementadas localmente, promovendo sua replicação em âmbito nacional.
Representando o presidente do CRCRO, Elba Araújo, vice-presidente de Administração e Finanças, apresentou duas iniciativas que se destacaram pelo impacto institucional e pela valorização da classe contábil em Rondônia. A diretora executiva Viven Ane Rabelo também esteve presente, acompanhando as discussões e contribuindo nas pautas estratégicas.
.jpeg)
Boas práticas apresentadas pelo CRCRO
1. Rota Contábil – Programa de Fortalecimento Institucional e Valorização da Classe Contábil
A iniciativa tem fortalecido a presença do CRCRO em todas as regiões do estado, o projeto surgiu para superar desafios históricos, como o distanciamento entre o Conselho e os profissionais do interior e a baixa oferta de eventos presenciais regionais.
2. Mutirão de Cobrança – Implantação de atendimento ativo para reduzir a inadimplência.
O modelo substituiu antigos processos centralizados, reduzindo a inadimplência e fortalecendo o relacionamento com a classe contábil.
Encontro nacional reconhece esforços de inovação
Durante o seminário, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, conhecido como embaixador da governança no país, destacou a relevância da iniciativa:
“Satisfação ver tantas lideranças importantes, com 54 boas práticas. Isso é relevante porque a governança, como a gestão, começa quando você consegue aprender com o outro e está dando resultado.”

O presidente do CFC, Aécio Dantas, ressaltou a importância da troca de experiências e do compromisso dos CRCs com a evolução da gestão:
“Esse seminário é uma oportunidade para compartilhar com os outros CRCs aquilo que tem sido feito com entusiasmo, preparando o Sistema para entregar os resultados que o cidadão e o profissional desejam.”
.jpeg)
E-book nacional reunirá todas as práticas apresentadas
Todas as iniciativas submetidas pelos Conselhos Regionais integrarão o e-book “Boas Práticas de Gestão do Sistema CFC/CRCz, Gestão 2024/2025”, a ser publicado pela EGC e disponibilizado para consulta das futuras administrações.
O projeto reforça que, ao aprimorar os serviços dos CRCs, toda a classe contábil é beneficiada.