-
Trending Now!
Imagem: Receita Federal
A partir das 10h desta sexta-feira (23), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, o maior da história, com mais de R$ 11 bilhões em créditos bancários para 6.257.108 contribuintes. A liberação do crédito ocorrerá em 30 de maio.
Este lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores e marca o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, celebrado em 25 de maio.
O Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) reforça que os contribuintes devem procurar um contador regularmente registrado para garantir a correta entrega da declaração, evitar erros e acompanhar o status da restituição.
Do total, R$ 7,81 bilhões são destinados a contribuintes com prioridade legal:
Outros 2.375.076 contribuintes sem prioridade legal foram incluídos por usarem a declaração pré-preenchida e escolherem o PIX como forma de restituição.
A consulta pode ser feita no site www.gov.br/receitafederal, em “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”.
Também é possível verificar a situação da declaração e identificar pendências no extrato de processamento do e-CAC, ou diretamente pelo aplicativo da Receita Federal (disponível para celulares e tablets).
A restituição é paga somente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Caso os dados bancários estejam incorretos ou a conta apresente algum problema, o valor não será creditado.
Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o crédito pelo Banco do Brasil dentro de até 1 ano:
É necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Se o valor não for resgatado em até 1 ano, o contribuinte deve solicitá-lo no portal e-CAC em:
Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O CRCRO alerta que a orientação de um contador habilitado é essencial para evitar inconsistências, garantir o correto envio da declaração, acompanhar o processamento e garantir o recebimento da restituição.
Contadores de Rondônia, este é um momento estratégico para oferecer suporte técnico de qualidade à população.