Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS DE RONDONIA NOS DIAS 23, 24 DE SETEMBRO.

TJRO realiza live sobre Cadastramento de Empresas no Domicílio Judicial Eletrônico

Na próxima sexta-feira,  (19/07), o Tribunal de Justiça de Rondônia irá realizar uma live para explicar sobre a necessidade do cadastramento de endereço de empresas no Domicílio Judicial Eletrônico (DJE). O encontro é destinado a empresários e profissionais contábeis, e será realizado a partir das 09h. A transmissão ocorrerá pelo link: https://meet.google.com/qzu-rzek-ynk.

Durante a live será explanado sobre a obrigatoriedade de manter cadastro no Domicílio Judicial Eletrônico, incluindo as empresas que já possuem cadastro no PJe. O cadastramento permite aos usuários consultar e acessar comunicações processuais eletrônicas, além de dar ciência de seu recebimento dentro dos prazos processuais.

O Domicílio Judicial Eletrônico oferece funcionalidades como acesso ao inteiro teor das comunicações e a opção de ativar alertas por e-mail referentes a cada ato de comunicação.

O cadastramento foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução n° 455/2022, tornando-se obrigatório para empresas privadas. O descumprimento desta norma implicará em arcar com despesas postais, de diligência de Oficial de Justiça ou de serviços notariais e de registro relacionados ao ato processual.

A reunião contará com a participação do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, da Junta Comercial do Estado de Rondônia e do Sistema Fecomércio de Rondônia.

Cartilha

O CNJ disponibilizou um Manual do Usuário para auxiliar pessoas jurídicas e físicas no primeiro acesso. Empresas, incluindo bancos, devem acessar a plataforma utilizando um certificado digital, para o qual é necessário instalar o software PJe Office. No cadastro, instituições públicas e privadas podem selecionar os perfis de Administrador, Gestor de Cadastro e Preposto.

Para mais informações e para acessar o Manual do Usuário do Domicílio Judicial Eletrônico, clique https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2023/12/manual-do-usuario-domicilio-judicial-eletronico-ed2.pdf