Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS DE RONDONIA NOS DIAS 23, 24 DE SETEMBRO.

Equipe do CRCRO participa de Seminário de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs em Brasília

Nesta semana, os colaboradores da fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade participaram do Seminário de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs.

O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de junho em Brasília, destacou-se a importância do terceiro setor no Brasil. Roberto Schulze, conselheiro da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), enfatizou que o terceiro setor representa 5% do PIB do país, com cerca de 815 mil fundações e associações.

O evento contou com um painel intitulado “Fiscalização de entidades do terceiro setor: aspectos contábeis à luz da ITG 2002”, no qual Schulze participou como debatedor e Marcelo Monello, membro do Grupo de Trabalho para revisar a ITG 2002, atuou como painelista. Monello destacou a importância da fiscalização dessas entidades, que são majoritariamente de pequeno e médio porte e dependem de doações.

Durante a apresentação, Monello detalhou a Interpretação Técnica Geral (ITG) 2002, que regulamenta a contabilidade das entidades do terceiro setor, e as normas contábeis necessárias para celebrar acordos com o governo.

Representando o Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO), estiveram presentes o vice-presidente de Fiscalização, José Cláudio, a gerente de Fiscalização, Geise, e o fiscal Rodrigo.“Foi um evento extremamente motivacional e instrutivo, especialmente para o nosso sistema, que conta com muitos profissionais novos.Em Rondônia, por exemplo, estamos com poucos fiscais experientes, o que torna a capacitação e os treinamentos ainda mais essenciais. As mudanças tecnológicas no sistema de fiscalização também foram abordadas, como o novo sistema digital de processos, que estamos testando desde o dia 1º de junho. Embora ainda estejamos nos ajustando, já começamos a mexer no sistema e realizar os testes necessários para fornecer feedback ao federal e implantar 100% do sistema.” disse o vice-presidente José Carlos.