-
Trending Now!
Nesta semana, os colaboradores da fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade participaram do Seminário de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs.
O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de junho em Brasília, destacou-se a importância do terceiro setor no Brasil. Roberto Schulze, conselheiro da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), enfatizou que o terceiro setor representa 5% do PIB do país, com cerca de 815 mil fundações e associações.
O evento contou com um painel intitulado “Fiscalização de entidades do terceiro setor: aspectos contábeis à luz da ITG 2002”, no qual Schulze participou como debatedor e Marcelo Monello, membro do Grupo de Trabalho para revisar a ITG 2002, atuou como painelista. Monello destacou a importância da fiscalização dessas entidades, que são majoritariamente de pequeno e médio porte e dependem de doações.
Durante a apresentação, Monello detalhou a Interpretação Técnica Geral (ITG) 2002, que regulamenta a contabilidade das entidades do terceiro setor, e as normas contábeis necessárias para celebrar acordos com o governo.
Representando o Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO), estiveram presentes o vice-presidente de Fiscalização, José Cláudio, a gerente de Fiscalização, Geise, e o fiscal Rodrigo.“Foi um evento extremamente motivacional e instrutivo, especialmente para o nosso sistema, que conta com muitos profissionais novos.Em Rondônia, por exemplo, estamos com poucos fiscais experientes, o que torna a capacitação e os treinamentos ainda mais essenciais. As mudanças tecnológicas no sistema de fiscalização também foram abordadas, como o novo sistema digital de processos, que estamos testando desde o dia 1º de junho. Embora ainda estejamos nos ajustando, já começamos a mexer no sistema e realizar os testes necessários para fornecer feedback ao federal e implantar 100% do sistema.” disse o vice-presidente José Carlos.