-
Trending Now!
Sexta-feira é o prazo limite para submeter a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao exercício fiscal de 2023. O Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) alerta para que os cidadãos fiquem atentos às informações entregues ao Fisco e orienta que busquem o auxílio de um profissional da contabilidade para evitar penalidades e multas que podem ser aplicadas.
Segundo o presidente do CRCRO, Jair Genor Bevilaqua, contratar um contador para realizar a declaração do Imposto de Renda garante maior precisão e conformidade legal, além de otimizar suas deduções e economizar tempo. “É importante ter um profissional ao lado neste momento, que seja atualizado das leis fiscais para dar uma boa orientação e minimizar os erros. O contribuinte tem que se atentar para garantir que o contador contratado tenha o registro ativo no Conselho Federal de Contabilidade”, explicou.
Outra preocupação é a dificuldade na transmissão dos dados, visto que mais de 10 milhões de brasileiros ainda não cumpriram com a obrigação. “Recomendamos que os contribuintes não deixem para declarar o último dia pois a plataforma pode sofrer sobrecarga resultando em possíveis falhas no envio. Até a última segunda-feira, a Receita Federal registrou o recebimento de 33.241.079 de declarações, o que representa 77,3% do esperado para este ano ", concluiu Bevilaqua.
As multas para quem deixar de enviar a declaração do IRPF dentro do prazo varia de R$165,74, podendo alcançar até 20% do imposto devido. Além disso, os contribuintes inadimplentes podem enfrentar dificuldades em obter certidões negativas de débito, essenciais para uma série de processos financeiros e legais.
A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações este ano, superando o recorde do ano passado, quando foram recebidos 41.151.515 documentos.
Para consultar a validação do Registro Profissional do contador, acesse o site do CFC https://www3.cfc.org.br/spw/consultanacionalcfc/cfc