Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS DE RONDONIA NOS DIAS 23, 24 DE SETEMBRO.

CRCRO alerta para o prazo final para envio da Declaração do IRPF 2024

Sexta-feira é o prazo limite para submeter a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao exercício fiscal de 2023. O Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) alerta para que os cidadãos fiquem atentos às informações entregues ao Fisco e orienta que busquem o auxílio de um profissional da contabilidade para evitar penalidades e multas que podem ser aplicadas.

Segundo o presidente do CRCRO, Jair Genor Bevilaqua, contratar um contador para realizar a declaração do Imposto de Renda garante maior precisão e conformidade legal, além de otimizar suas deduções e economizar tempo. “É importante ter um profissional ao lado neste momento, que seja atualizado das leis fiscais para dar uma boa orientação e minimizar os erros. O contribuinte tem que se atentar para garantir que o contador contratado tenha o registro ativo no Conselho Federal de Contabilidade”, explicou.

Outra preocupação é a dificuldade na transmissão dos dados, visto que mais de 10 milhões de brasileiros ainda não cumpriram com a obrigação. “Recomendamos  que os contribuintes não deixem para declarar o último dia pois a plataforma pode sofrer sobrecarga resultando em possíveis falhas no envio. Até a última segunda-feira, a Receita Federal registrou o recebimento de 33.241.079 de declarações, o que representa 77,3% do esperado para este ano ", concluiu Bevilaqua.

As multas para quem deixar de enviar a declaração do IRPF dentro do prazo varia de R$165,74, podendo alcançar até 20% do imposto devido. Além disso, os contribuintes inadimplentes podem enfrentar dificuldades em obter certidões negativas de débito, essenciais para uma série de processos financeiros e legais.

A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações este ano, superando o recorde do ano passado, quando foram recebidos 41.151.515 documentos.

Para consultar a validação do Registro Profissional do contador, acesse o site do CFC https://www3.cfc.org.br/spw/consultanacionalcfc/cfc