• Trending Now!
    CRCRO realiza a sessão plenária do mês de Fevereiro CRCRO participa do seminário de Gestão do CFC e discute práticas de governança Representantes do CRCRO participam da cerimônia de posse dos Conselheiros e do novo Conselho Diretor do CFC CRC promove curso para auxiliar Profissionais na Conversão da DIRF para EFD REINF Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! Prestação de Contas, fique atento ao prazo final! 2º FÓRUM JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS DE RONDONIA NOS DIAS 23, 24 DE SETEMBRO.
          Transparência e Prestação de Contas

Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos

Nesta sexta-feira (28), Rondônia recebeu - pela primeira vez - o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos. O evento, que ocorreu em Porto Velho, foi organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-RO), com a Rede Governança Brasil (RGB) e com o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).

O objetivo do encontro foi proporcionar aos gestores municipais e aos prefeitos um dia de imersão, gratuito, com um conteúdo de altíssimo nível, para que pudessem discutir boas práticas para melhorar e otimizar a gestão ao longo de seu mandato.

O primeiro a palestrar foi o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e Embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes. E logo no início da sua apresentação, ele já indagou os presentes: “O quê que nós queremos como nação? Como os senhores podem ajudar a construir um projeto de nação?”. Em seguida, o ministro do TCU fez um breve histórico da implementação da governança no âmbito federal, deu mais detalhes sobre os desafios desta implementação, na prática, e falou mais sobre a importância da Governança quando o assunto é gestão municipal. “Sem uma boa governança não se entrega nada, porque existem interesses dentro da estrutura de estado”, ressaltou.  

Logo após Augusto Nardes, foi a vez do diretor de novos negócios do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Henrique Farinon, falar mais sobre o Programa Nacional de Governança Pública, mais conhecido como PRONAGOV. Na palestra, ele disse aos participantes que o programa é gratuito e pode ser feito em qualquer localidade do Brasil, pelo fato de ser uma capacitação online. Ele também explicou quais são as cinco iniciativas que englobam o programa e como os cidadãos comuns, prefeitos e gestores públicos podem aderí-lo, de graça. 

Na sequência, a superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Rondônia, Sônia Maria Mendes, palestrou sobre o papel da auditoria interna no fortalecimento da governança. Na oportunidade, ela ressaltou que é necessário considerar o contexto vivido na administração pública, especialmente dos municípios, para poder entender o contexto de auditoria interna no fortalecimento da governança. 

"Esse contexto das prefeituras brasileiras, que é bem conhecido por todos nós, demanda entender que existem recursos orçamentários escassos, recursos humanos insuficientes, e uma assimetria entre as demandas da sociedade para as prefeituras e a capacidade de atendimento que a administração tem para as essas demandas. E a nível nacional, é preciso que ocorra um aperfeiçoamento no que diz respeito à eficiência do gasto público", relatou.

Logo após o almoço, a coordenadora do Comitê para o Legislativo da RGB, Alzira Fernanda Brasil, deu mais detalhes sobre O que é Governança e quais são os seus mecanismos (liderança, estratégia e controle).

“Essas pessoas que estão aqui já visualizaram o futuro há algum tempo. E, em breve, não vai ter quem não participe desta perspectiva para o serviço público. E é normal que isso ocorra de maneira gradual. Afinal, Governança não é criação nossa. Governança é uma nova perspectiva, que tem sido estudada e tem evoluído muito, constantemente. Não tem como voltar atrás.É um assunto que só vai evoluir e só vai crescer. As pessoas vão aderir. E quem não aderir, vai ser excluído”, disse.

Depois vieram os talks shows. Primeiramente, o conselheiro do CFC, Brunno Sitônio Fialho de Oliveira, mediou um debate que começou com o diretor de Relações Institucionais da RGB, diplomata e coordenador do Comitê de Aprovação do PL da Governança, Almir Lima Nascimento, falando sobre Liderança. Logo após, foi a vez da coordenadora do Comitê ESG Público, Mariana Covre, palestrar sobre Estratégia. E, assim que ela finalizou, o procurador federal e conselheiro do Conselho de Ética da RGB, Daniel Catelli, falou mais sobre Controle. Depois, teve uma espécie de mesa redonda, para discutir esses assuntos.

Já no final da tarde foi a vez de apresentar aos participantes um case de sucesso. E quem teve a palavra foi o controlador geral do município de Jaru (RO), Gimael Cardoso Silva. Ele contou como foi a experiência da implantação da Política de Governança no município, com o apoio das mentorias da RGB. 

E, em seguida, o coordenador da Comissão Nacional de Governança nos Estados da RGB e controlador-geral do Estado de Rondônia, Francisco Lopes Fernandes Netto, falou mais sobre a Nova Lei de Licitações. 

“Governança é uma forma de gerir a coisa pública. Ela deve ser engajada pela alta administração e é aplicável a tudo: a política pública, a gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional e até contábil”, ressaltou.

Vale destacar que esse encontro também conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Ah, e além da 7ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, a Caravana da Governança se reuniu com importantes autoridades locais para sensibilizá-los sobre a importância da política de Governança no estado.

SAIBA MAIS SOBRE O PRONAGOV:

O PRONAGOV é uma iniciativa do IGCP e tem como finalidade capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns para se tornarem agentes de governança. O treinamento é gratuito e pode ser feito em qualquer lugar do Brasil, a qualquer hora, pela internet. Segundo o IGCP, até 2027, o programa pretende impactar 5 mil cidades e ter 10 mil agentes de governança formados em todos os estados brasileiros.

Após um mês do seu lançamento, o PRONAGOV já registrou 374 inscrições. Para você saber mais, acesse: www.pronagov.com.br. Lá, você ficará por dentro de todas as novidades e poderá encontrar duas opções: uma direcionada para a sociedade em geral fazer sua pré-inscrição - que é gratuita - e reservar sua vaga para se tornar um Agente de Governança. E a outra opção é direcionada para os gestores públicos, que poderão fazer a sua pré-inscrição gratuita e reservar uma vaga para o Programa de Governança Municipal. Então, não fique fora dessa! As inscrições já estão abertas. 

Assessoria de Comunicação do IGCP

Boletim de Notícias

Assine nosso boletim informativo.