CRCRO

CFC abre inscrições para terceira edição inédita do Exame de…

CFC abre inscrições para terceira edição inédita do Exame de Suficiência em 2026

CFC abre inscrições para terceira edição inédita do Exame de Suficiência em 2026

Pela primeira vez, o Exame de Suficiência terá três edições no mesmo ano. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) abre, nesta segunda-feira (5), as inscrições para a Edição nº 3/2026, iniciativa que amplia as oportunidades para bacharéis e estudantes de Ciências Contábeis que buscam cumprir uma das etapas necessárias para a obtenção do registro profissional.

As inscrições começam às 16h desta segunda-feira, 5 de outubro, e seguem até as 16h do dia 30 de outubro de 2026, conforme o horário oficial de Brasília (DF). O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição responsável pela aplicação do exame.

A realização de uma terceira edição em 2026 representa um marco para o Sistema CFC/CRCs e amplia as possibilidades de acesso ao exame ao longo do ano. A iniciativa reforça o compromisso do CFC com os futuros profissionais da Contabilidade e com o ingresso qualificado no mercado de trabalho.

O presidente do CFC, Joaquim Bezerra, destaca que a edição adicional amplia as oportunidades para quem pretende obter o registro profissional. "O nosso compromisso é poder, cada vez mais, oferecer a oportunidade de adentrar esta profissão de que o Brasil tanto precisa. Lembrando que o novo profissional da Contabilidade, aquele que vai se inscrever a partir desta edição, assim como prevê a política de incentivo que a gente já vem desenvolvendo, tem 75% de desconto em sua anuidade no primeiro ano, 50% de desconto na anuidade no segundo ano e 25% de desconto na anuidade no terceiro ano."

Quem pode fazer o exame

O Exame de Suficiência é um dos requisitos para a obtenção do registro profissional na categoria de contador em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Podem participar bacharéis em Ciências Contábeis e estudantes regularmente matriculados a partir do quinto semestre do curso.

A avaliação será composta por questões objetivas de múltipla escolha e ocorrerá de forma presencial. A prova está marcada para 13 de dezembro de 2026, no turno da manhã, das 10h às 14h, conforme o horário oficial de Brasília.

Inscrição, taxa e pedido de isenção

A taxa de inscrição é de R$ 199 e poderá ser paga até 3 de novembro de 2026, por meio de guia própria em favor do CFC.

Os candidatos que atenderem aos critérios previstos no edital poderão solicitar a isenção da taxa entre as 16h do dia 5 de outubro e as 16h do dia 7 de outubro de 2026. O pedido também deverá ser feito no site da FGV.

O edital completo, com todas as regras, critérios, conteúdos e orientações para os candidatos, está disponível no site da Fundação Getulio Vargas, a partir das 16h.

FONTE: SITE OFICIAL